Saiba como a Genética Pode Influenciar no Seu Emagrecimento

13.07.2017

Estudos recentes em diversos locais do mundo, demonstraram que a famosa frase “eu não consigo perder peso por causa da minha genética” realmente faz sentido.

Um destes estudos ocorreu no Brasil e foi feito pela nutricionista Flávia Corgosinho, na sua pesquisa de doutorado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) o que acontece é que a variação genética que influencia diretamente na perda de peso é encontrada no gene receptor da leptina (LEPR).

Leptina é um hormônio que desempenha um papel importante na regulação genética, inibindo a fome e aumentando o gasto energético dos tecidos periféricos.

Após um ano de pesquisa em voluntários que incluiu a prática de exercícios físicos e acompanhamento nutricional, médico e psicológico a pesquisadora notou que portadores dos genótipos CT e CC não conseguiram reduzir o perfil lipídico, resistência a insulina e também não conseguiram diminuir o índice de massa corpórea comparada ao do grupo TT.

Os adolescentes do estudo que tinham níveis maiores de neuropeptídeos orexígenos (estimulantes da fome) e isso ajudou a explicar o porque de alguns adolescentes responderem melhor ao estudo e outros não. O estudo contou com 76 voluntários considerados obesos, destes, 39 pertenciam ao grupo dominante (classificado como TT) e outros 37 compunham o grupo que era portador da alteração.

No Brasil há exames exclusivos que ajudam a mapear geneticamente o seu corpo, e saber exatamente se o seu perfil genético tem o estado de hiperleptinemia (excesso de produção de leptina) e isto impacta diretamente na saúde do paciente.

A Anaclin conta com o exame Pathway Genetics Fit que é um teste onde a partir da análise do DNA é possível identificar tipos de dieta e resposta ao exercício; risco para o câncer; doenças hereditárias; características da saúde do coração, resposta a oito classes de medicamentos que afetam o sistema cardiovascular; condições gerais da saúde, e respostas a medicamentos usados no tratamento da dor e na saúde mental.

Também possuímos o teste My Gene Diet que com a análise do DNA de onze variações em seis genes, que tem impacto na fome, nos hábitos alimentares, nas preferências alimentares, no peso corporal e nos exercícios apropriados trazendo mais qualidade de vida para quem quer perder peso, porém sem perder a saúde.

Estes exames são indicados para todos os tipos de pacientes, que buscam entender melhor o funcionamento do seu corpo e buscam ter mais qualidade de vida através de uma dieta personalizada e a prática de exercícios.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/genetica-influencia-diretamente-no-emagrecimento-aponta-pesquisa-da-unifesp-22082016

Notícias Relacionadas

Atendimento Online